2222A pergunta mais comum entre as mães de primeira viagem é “Quanto posso engordar durante a gravidez?” . A resposta mais ouvida, com certeza, é: “Dez quilos”.
Mas, na verdade, o aumento de peso vai depender do peso da mulher antes da concepção, do seu consumo diário de energia, dos seus hábitos alimentares e da sua tendência ou não para engordar.
A balança não deve ser a maior preocupação da futura mãe. O mais importante é ter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico moderado para não engordar demasiado.
Quanto posso engordar durante a gravidez?
Os médicos acreditam que a mulher grávida não deve ganhar peso em demasia nem restringir exageradamente a sua alimentação. Além da dificuldade para emagrecer depois, comer muito pode trazer outros prejuízos.
O excesso de peso sobrecarrega a parte linfática das pernas, o que provoca o rompimento das veias, resultando nas conhecidas varizes. Já uma alimentação inadequada pode significar algum tipo de carência alimentar para a mãe ou para o bebé.
A gestante precisa suprir o acréscimo de nutrientes exigidos pela formação da placenta, pelo aumento das glândulas mamárias e da massa sanguínea, além do crescimento do feto e da preparação de reservas para o aleitamento.
Dependendo da sua constituição física, assim, a grávida irá ganhar entre 7 a 20 quilos durante a gravidez. Se a grávida tem um “peso normal”, pode ganhar até 12 quilos para permitir que o bebé se desenvolva bem. Se for magra, pode engordar mais – até 20 quilos, caso se trate de uma mulher muito magra.
Se a futura mãe já estiver gordinha, poderá tentar engordar durante a gravidez menos que a média queimando as suas reservas. Nestes casos, é indicado um aumento de peso de 7 a 11 quilos.
A pesagem deve ser feita regularmente, pois o ganho de peso é progressivo. É preciso evitar comer entre as refeições. O ideal é fazer três refeições por dia, além de um ou dois lanches. O exercício físico é importante para manter a forma, além de evitar problemas na coluna e exercitar a capacidade respiratória.
Mas ele deverá ser praticado sem exagero. O tipo de exercício mais aconselhado pelos médicos é a natação, a hidroginástica e a caminhada. Se engordar durante a gravidez apenas o necessário, levará cerca de seis meses para voltar à forma antiga.