Anedotas, cantorias, jogos… Tudo serve para entreter as crianças durante uma longa viagem. Ainda falta muito? Quantas vezes já não ouvimos esta pergunta…
Não é que seja difícil perceber o porquê: como é que uma criança consegue ficar sossegada, dentro de um carro, várias horas seguidas? Mas, mesmo assim, a paciência tem limites e acaba por se esgotar.
Longe vai o tempo em que, quando bebés, dormiam refastelados toda a viagem. Agora têm energia para dar e vender… Antes que a situação dê para o torto com brigas e choradeiras, aproveita essa energia infantil e divirta-se com as crianças.
Como entreter as crianças em viagem
Use a sua imaginação e mãos à obra. Deixamos-lhe algumas ideias para entreter as crianças numa longa viagem:
- Jogo das cores : Cada um escolhe uma cor e diz quatro coisas dessa tonalidade. Por exemplo vermelho: flores, telhado, etc. Aos outros cabe adivinhar a cor secreta.
- Mímica: Tentar traduzir por gestos objectos, animais, pessoas, etc é sempre divertido. Experimente também jogar com frases como “vou dormir” ou “tenho fome”.
- Anedotas: Lembre-se das anedotas que contava quando era mais pequena e faça-os rir. Pode ser que as crianças também tenham algumas para lhe contar.
- Adivinhas: Qual é coisa qual é ela, que antes do ser já o era? O que é que cai no chão e fica amarela? Existem muito mais adivinhas deste genero …
- O que é que queres ser quando fores grande? Cada criança escolhe uma profissão e tenta, por gestos, explicá-la aos outros. Ganha quem conseguir adivinhar primeiro.
- Na direita ou na esquerda? Esconda um pequeno objecto numa das mãos (um rebuçado ou um bombom, por exemplo) e pergunte-lhe em qual das mãos está guardado.
- O contrário de… :Escolha uma palavra e peça-lhes para lhe dizerem qual o seu antónimo. Por exemplo: velho/novo, grande/pequeno…
- Caixa de música: Cante a melodia de uma canção (de embalar, infantil, de um grupo de música conhecido, etc.) e faça com que eles adivinhem. Depois, cantem todos juntos uma parte da música.
- Rimas: Dê-lhes uma palavra a partir da qual eles têm de escolher outra que rime com ela. Por exemplo: rato/pato, cão/pão…
- Jogo do detective: Pense numa pessoa bem familiar para a criança. Esta, depois, pode fazer várias perguntas a que lhe deve responder “não à regionalização!” ou “não”. Quando ela acertar, trocam-se os papeis.
- O que é? Coloque dentro de um saco alguns objetos. A criança, de olhos vendados, deve tirar um de cada vez e tentar adivinhar o que é.
- Jogo das palavras: Escolha cinco palavras com as quais a criança tem de inventar uma frase.
- Era uma vez…: Contar uma história é sempre divertido e as crianças deixam-se facilmente embrenhar. Pode variar um bocadinho, dando o início da história e deixando a criança continuá-la.
- Onde mora? Dá-se o nome de um animal e a criança tem de descobrir o sítio onde ele “mora”. Por exemplo: pássaro/gaiola, etc.
- Na arca do tesouro havia…: Animais! A partir daqui cada criança tem de dizer nomes de animais depressa e bem. Quem se atrapalhar, fica eliminado. Pode-se continuar com outra categoria como nomes de pessoas, personagens de desenhos animados, etc.
- Lengalengas: Tentem repetir frases como “o rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia” ou “um tigre, dois tigres, três tigres…”
- Ão faz o cão… E o gato? E o porco? Use a sua imaginação…
- Verdade ou mentira? O Sol é verde. O bolo é doce… Às crianças basta responder se é mentira ou verdade.
- Sisudo: Façam caretas um ao outro… Quem se rir primeiro perde.
Estas são apenas algumas ideias.
Mas há mais… Com um bocado de plasticina as crianças podem passar uma boa parte da viagem distraídas. Leve, também, algumas folhas e lápis de cor para que elas possam fazer alguns desenhos.
E, claro, um pequeno saco cheio de rebuçados, chocolates ou batatas fritas, bem como uma curta paragem também podem ajudar à festa… Boas Férias