Uma festa de aniversário para crianças não precisa de ter uma super produção, mas na verdade, as crianças ficam contentes com uma festa simples: desde que seja organizada de acordo com o que ela sonha.
A festa de aniversário do seu filho
Envolva o seu filho no planeamento da sua festa de aniversário.
O seu filho pode ajudar na organização da festa: por exemplo, pode escolher os temas e as atividades e ajudá-la a desenhar os convites.
Escolha um tema para a festa.
Uma vez escolhido o tema, deixe que tudo gire em torno dele. Por exemplo: um passeio no jardim zoológico pode incluir convites em forma de animais, bolsas com lembranças com animais de plástico, docinhos em forma de bichos, etc.
Faça uma festa curta e estruturada
Uma festa de criança com duas horas de duração, mas com algumas atividades é a receita de sucesso! Mantenha as crianças ocupadas desde a chegada até à saída da festa. O evento principal da festa deve começar assim que a maioria dos convidados chega. Sirva o bolo na última meia-hora da festa. O final mais comum da festa é dado, quando as crianças começam a ficar aborrecidas.
Planeie as atividades de acordo com a idade das crianças.
Algumas crianças são muito jovens para eventos complicados. Por isso, faça também brincadeiras mais simples: apanhada, escondidas, pinturas com guaches ou mesmo uma caça ao tesouro.
Lembre-se: as crianças com mais de 5 anos precisam de bastantes estímulos.
Distraia as crianças com projetos simples.
As crianças adoram fazer coisas criativas. Brincadeiras como: fabricar um chapéu de papel, desenhar, construir bijuterias, pintar, usar carimbos ou fazer colagens. Tudo isto entretém os pequenos por horas a fio. Providencie as tesouras sem pontas, colas, revistas coloridas, pincéis, lápis de cor, plasticinas e deixe que as crianças assumam o controle da situação.
Faça comida simples, mas divertida.
Não planeie uma ementa complicada para os pequenos, faça sanduíches com formato de bichos, doces divertidos, pizza, batata frita. Ofereça uma ementa que não exija a utilização de talheres, em que os alimentos não precisem ser cortados e que possam ser manipulados por mãos pequenas.
Bolo de aniversário.
Uma vez cortado o bolo, sirva as crianças menores primeiro. São elas quem ficam mais ansiosas.
Presente de aniversário: abre ou não abre?
Se as crianças são pequenas, o melhor é esperar até que a festa termine para abrir os presentes. Elas ficam ansiosas para estrear os brinquedos e gera-se sempre alguma tensão entre os miúdos. Pois eles também vão querer brincar.
Lembrança da Festa de aniversário.
Saquinhos com lembranças são uma óptima opção. Coloque chocolates, pastilhas, pequenos brinquedos (atenção às peças que podem ser engolidas pelos pequenos!), lápis de cor, plasticina etc.
Escolha o conteúdo de cada saquinho de acordo com a idade das crianças e preste atenção na segurança destes items.
Lembre-se, faça de cada festa de aniversário um momento único e inesquecível. Uma festa especialmente pensada para a pequenada é sempre retribuída com excitação e alegria contagiantes.–