O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbação relacionadas, que neste contexto engloba todos os processos associados à compreensão e à produção da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal.
Quais as áreas específicas da intervenção do Terapeuta da Fala?
Perturbações da Fala e da linguagem.
Perturbações relacionadas com as funções auditivas, visual, cognitiva ( incluindo as dificuldades de aprendizagem). Perturbações ao nível oro-muscular, respiração, deglutição e voz.
Âmbito da intervenção da Terapia da Fala:
No âmbito das perturbações da comunicação humana a intervenção terapêutica pode ser directa e indireta. Envolve terapia, reabilitação e reintegração no meio social e profissional assim como a intervenção precoce, orientação e aconselhamento.
As ações terapêuticas têm dimensões técnicas, relacionadas e sociais.
A intervenção tem por objectivo levar o paciente, de acordo com as suas possibilidades, ao nível óptimo de funcionamento de comunicação que corresponda ao seu meio – social, educacional e profissional – no sentido de alcançar ou manter a autonomia. A idade não é portanto significativa já que as perturbações podem aparecer em qualquer idade e podem ser de desenvolvimento ou adquiridas.
Uma parte essencial da intervenção reside na avaliação da sua eficácia.
No caso de patologia médica a intervenção do Terapeuta da Fala pode completar a intervenção médica.
A Terapeuta da Fala também colabora na elaboração de programas terapêuticos num contexto multidisciplinar.
Terapeuta Anabela Alves