Obrigada pelo seu comentário e parabéns pelos gémeos. Sei que aquela primeira reação é sempre de medo. Surge geralmente quando nos apercebemos que estamos grávidas e alterna com a sensação de alegria.
Mas não se preocupe porque não tardará a ter ao pé de si todas as pessoas que lhe querem bem para lhe dar apoio. E uma gravidez gemelar não provocada é sempre uma benção de Deus. Vou lhe dizer algo que me disseram a mim: “Se Deus lhe deu gémeos é porque acha que a Susana e o seu marido conseguem cuidar deles!”
Por isso nada de desespero. Respire fundo e acalme-se. É natural que a gravidez gemelar se considere de risco, repouse muito, tente não se enervar, não fique muito tempo em pé nem sentada e sobretudo não faça muito esforço, principalmente levar peso.
Pense mais em si e deixe tudo o resto. É preciso gostar mais de si própria. Não se esqueça que as grávidas têm muitos privilégios. Não se abdique deles. Quando nascerem vai sentir que não há nada melhor do que esses bebés e aos poucos vai ganhando prática e jeito para cuidar deles. E também perderá o medo.
A calma é a melhor aliada, não desatine a correr que nem uma barata tonta quando chorarem ao mesmo tempo. Vão aprender a esperar. Mas agora ainda é cedo. Trate de cuidar de si e da alimentação. Boa e adequada mas sem excessos. Nada de comer por três.
Tente engordar só 10 a 12 quilos em toda a gravidez. Mas não se esqueça que o aumento a sério começa no sétimo mês. Por isso não é preciso engordar muito nos primeiros meses. Siga os apetites fugindo dos alimentos que sabe que lhe podem fazer mal, a si e aos bebés. Coma pouco de cada vez mas muitas vezes. Espero ter ajudado.