Dicas para encontrar o lar familiar perfeito
Chegada a hora de considerar a casa ideal para usufruir da harmonia familiar, surgem mais considerações do que é possível à partida enumerar. As prioridades diferem de casal para casal, porém algumas são praticamente transversais no conceito mais próximo de perfeição.
Hoje trazemos-lhe as principais dicas para encontrar o lar familiar perfeito. Cada um destes fatores quando bem equilibrados representa o potencial de fazer maravilhas pela sua qualidade de vida.
A dimensão apropriada
Habitualmente, existe uma fina linha entre o orçamento disponível e o número de quartos da casa que pretende comprar. Já tem filhos? Planeia ter mais? Se trabalha em casa, o ideal é reservar um espaço para o efeito.
Assumindo a família nuclear como modelo, uma habitação com três quartos tende a ser o compromisso perfeito entre espaço e funcionalidade.
Lá fora a vida também conta
Se o seu orçamento puder esticar o suficiente para uma casa com jardim ou qualquer outra tipologia de espaço externo, aposte nessa opção sem pensar duas vezes. As crianças aborrecem-se facilmente entre portas, pelo que podem conjugar várias brincadeiras e momentos de relaxe no exterior.
A localização é tudo
Habitualmente, este fator é preponderante, independentemente da sua idade e situação pessoal. Acrescentando-lhe crianças, tudo se torna imediatamente mais relevante.
Optar por uma zona segura, com boas escolas e idealmente espaços verdes em abundância pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida e estabilidade.
Estacionamento prático
Se vive numa grande cidade, já tomou o hábito de enfrentar as dificuldades relacionadas com o estacionamento. Porém, a nova casa poderá oferecer-lhe a possibilidade de estacionar num espaço próprio.
Pense numa garagem, ou em alternativa, num estacionamento privado. Carregar os seus pertences e compras semanais deve ser o menos penoso possível.
Tudo arrumado no seu devido sítio
Pode parecer quase absurdo mencioná-lo, porém este é um fator pelo qual muitas casas pecam. Inclusive em moradias novas, o espaço de arrumação tende a ser curto e por vezes nem uma garagem se encontra como salvação.
Considere todos os artigos que já possui e todos aqueles que necessariamente vai possuir na sua vida familiar. Um espaço para arrumação extra dá sempre jeito, não é verdade?
Um desenho inteligente
Entramos já no campo dos detalhes, mas é aqui que se tomam as decisões mais pertinentes. O desenho de uma casa é bastante pertinente para manter a harmonia familiar.
As crianças têm um espaço para brincar longe do seu escritório? Os quartos podem ser num piso térreo? Considere o seu estilo de vida e opte pela casa que melhor lhe corresponda.
Todos em segurança
Já mencionámos a importância dos pisos térreos para o bem-estar da sua família. Porém, esta é também uma questão de segurança para aqueles que têm crianças de tenra idade.
De igual forma, deve considerar as alterações temporárias a efetuar aos primeiros anos de vida dos seus filhos. Se a casa tem piscina, deve tomar as precauções necessárias. Estas estendem-se aos mais pequenos detalhes onde a curiosidade possa levar a eventos indesejados.
Inclua as crianças na pesquisa
Pense em como será fantástico relembrar que foram os seus filhos que ajudaram a comprar a moradia de sonho que é agora a casa da família. Convide-os a juntarem-se à busca online e mostre-lhes aquelas casas que despertam o seu interesse.
O mais provável é que as crianças vejam detalhes que ignora e lhe permitam ver o futuro lar da família com renovado olhar.
A decisão pela próxima casa onde a sua família vai viver nos próximos anos não tem de ser particularmente difícil. Defina um orçamento e priorize os aspetos mais relevantes à harmonia familiar.
O mais provável é que todos os demais detalhes que outrora definiam o seu conceito de casa de sonho tenham mudado. Afinal, a casa perfeita é aquela onde a sua família pode ser efetivamente feliz.
Créditos: Imagem de Barry D por Pixabay