Um estudo realizado com crianças nos Estados Unidos sugere que a televisão ligada pode prejudicar o desenvolvimento da criança, mesmo que ela não esteja a olhar para o écran.
Os investigadores da Universidade de Massachusetts, analisaram 50 crianças com idade entre 1 e 3 anos. As crianças brincaram num laboratório durante uma hora – metade do tempo com a televisão ligada e metade, desligada.
Quando o aparelho estava ligado, sintonizado no programa de auditório Jeopardy!, as crianças olhavam para o ecran apenas 5% do tempo – algumas delas apenas por segundos.
Apesar disso, os resultados indicaram que, quando a televisão estava ligada, as crianças brincavam por um período mais curto de tempo e concentravam-se menos em cada brinquedo.
Segundo os investigadores, os resultados têm implicações no desenvolvimento cognitivo da criança.
A televisão ligada é uma fonte de distração em constante mudança e atrapalha os esforços da criança em manter a atenção enquanto está a brincar.
Como tal, é sugerido por Marie Evans Schmidt, que liderou a pesquisa, que os pais limitem o tempo de exposição de seus filhos à televisão.