Voltar a casa com um novo ser nos braços, pode ser sinónimo de primeiros dias com o bebé em casa atribulados, mas é um momento único para o casal, mas também é nesta altura que começam as provas de resistência às birras, gritos, cansaço e muitas vezes angústia.
O bebé em casa
A dita “alta” hospitalar é concedida cada vez mais cedo o que faz com que haja menos apoio aos pais nos primeiros dias após o parto com o bebé em casa.
Aleitamento materno
É nesta altura que se enfrentam os maiores problemas em relação a adaptação do bebé ao aleitamento materno.
Durante os primeiros dias do bebé em casa é natural que encontre algumas dúvidas e até pequenos problemas mais complicados de ultrapassar.
No entanto é necessário ter bases sólidas para saber lidar com os problemas, tendo sempre a quem recorrer quando sair do hospital, caso precise de ajuda, seja de familiares ou amigos.
Estar sempre confiante de que consegue e está pronta para amamentar, saber colocar o bebé na posição mais confortável para si e para ele no momento em que este for mamar.
Lembre-se que deve sempre incentivar o seu bebé a mamar mesmo que este esteja a dormir, acorde-o. Não estabeleça horários nem limite o tempo que o bebé terá para mamar! O ideal é inicialmente dar de mamar entre 8 a 10 vezes ao dia.
Não dê outro tipo de líquidos, nem use biberão ou chupeta nesta fase, não é bom para o bebé.
As visitas ao recém nascido
Tente não receber muitas visitas logo após ter saído do hospital pois um recém-nascido não tem a minima noção de horários o que significa que irá acordar a qualquer hora para mamar, e você terá que estar sempre preparada para o fazer.
O berço do bebé
O ideal é ter o berço próximo da sua cama, assim estará mais perto do bebé o que evita que ande a correr pela casa.
A mãe nesta altura anda extremamente cansada devido ao ritmo adoptado após o nascimento do bebé, recomenda-se que a mãe tente descansar/dormir nas horas ou no espaço de tempo em que o bebé estiver a dormir, caso contrário se tiver um bebé muito agitado andará extremamente casada e sem paciência o que poderá fazer com que o seu leite possa secar.
O uso da chupeta e do biberon
Como recomendado anteriormente não utilize chupetas enquanto o bebé não estiver habituado á mama da mãe. Pois a forma de mamar é diferente na mama e no biberão, e isto provoca a dita “confusão dos mamilos” que faz com que o bebé fique confuso e cause gretas e feridas nos mamilos, a falta de leite e o desinteresse do bebé na mama.
O leite materno
O leite materno é o completo único e essencial que o bebé necessita, mesmo em dias de calor não dê água ao seu filho, pois todos os nutrientes necessários estão presentes no leite da mãe.
Mesmo que esteja muito contente com o seu bebé em casa e com o desejo de amamentar se este procedimento não estiver a ser bem feito, não force pois poderá causar mau estar a si e o desagrado do bebé.
Peça ajuda a quem confia pois isso não significa incompetência é bastante normal que se atrapalhe um pouco nos primeiros dias com o bebé em casa! Recorra a familiares com experiência na área.