As pernas são os membros que mais sofrem durante a gravidez, é do senso comum que os calores tórridos do nosso Verão, em nada contribuem para melhorar essa sensação de pernas inchadas.
São inchaços, dores, peso, calor, tudo o que faz com que o desconforto aumente. A sensação de peso nas pernas deve-se às alterações porque passa o sistema circulatório durante a gestação.
Uma das alterações mais relevantes acontece ao nível das hormonas, porque o organismo é inundado por uma enorme quantidade de estrogénios e progesterona, de forma a tornar o útero mais forte e relaxado, mas ao mesmo tempo são responsáveis por uma maior dilatação e permeabilização das paredes venosas, podendo levar à formação de edemas e varicoses.
As mulheres fumadoras aumentam a predisposição a estes problemas, porque o fumo obstrui as paredes venosas.
A hereditariedade e as condições de trabalho têm um papel muito relevante para o aparecimento e agravamento destes sintomas. A única solução é praticar desporto, para evitar que os sintomas se agravem. Andar regularmente, nadar e praticar uma ginástica suave dentro de água é o ideal.
O local de trabalho é outro fator de agravamento dos problemas. Trabalhar em locais quentes e de pé, como salões de cabeleireira ou em hospitais leva a uma maior predisposição para os problemas das pernas inchadas.
Se por outro lado a sua profissão a obriga a passar muitas horas sentada, tem mesmo de se levantar e dar alguns passos de tempos a tempos. Faça regularmente o seguinte exercício: contraia e descontraia sucessivamente a barriga das pernas.
Em cada gravidez, as paredes venosas ficam mais fragilizadas o que quer dizer que em cada gravidez aumenta o risco de contrair varicoses.
Alguns passos podem ajudá-la a combater estes sintomas desagradáveis. Se está a passar as férias na praia, caminhe à beira da água e aproveite a rebentação das ondas, para aliviar os sintomas. No entanto, evite a exposição ao Sol e as horas de maior calor, porque o calor dilata as veias. O inverso é produzido por um duche frio, sobre a zona da barriga das pernas, seguido de 10 minutos de massagens.
Estenda as pernas numa posição mais elevada que a cabeça, para relaxar as paredes venosas. O mesmo se aplica quando dorme.
As meias de descanso são uma óptima opção porque sustentam e reforçam as paredes venosas e contribuem para a diminuição do aparecimento de dor, ardor e edemas.
Aproveite o Verão para gozar uma gravidez em pleno, mesmo que tenha por vezes as pernas inchadas.