Aproveite a técnica milenar da massagem para bebés em proveito da saúde do seu bebé, que pode ser iniciada a partir das quatro semanas de idade. Apenas há que ter cuidado com a pressão que é utilizada nos movimentos.
Benefícios da massagem para bebés
A massagem nos bebés pode ajudá-los a atingir mais rapidamente a coordenação motora, com a criação de um aumento das reações musculares, o que torna a criança mais receptiva e mais apta a reagir ao espaço que a rodeia.
Os receptores nervosos são estimulados pela pressão que comprime os tecidos moles, e as terminações nervosas são também estimuladas, quer ao nível superficial como mais profundo.
Para uma criança com dores, é importante relaxá-la, o que pode ser conseguido através do uso de um óleo, com o calor das mãos e os movimentos rítmicos destas. É ao terapeuta que cabe a escolha do tipo de massagem a aplicar, de acordo com a idade do bebé, seja o deslizamento, a fricção, o amassamento, a percussão ou a vibração, assim como o tempo que esta deve durar.
Quando deve fazer a massagem
A altura ideal para a massagem deve ser ao fim do dia ou depois do banho matinal, num local aquecido para que a criança possa estar nua.
O contacto com as mãos do terapeuta é muito importante e a criança deve estar acompanhada para não sentir medo. O ritmo deve ser calmante e sempre o mais leve possível.
Não deve fazer uma massagem quando:
- o bebé estiver com febre, constipado, com disenteria ou infecções
- entre o segundo e o terceiro mês, a criança só está acordada enquanto estiver com fome. Para lhe conseguir dar a massagem, não lhe encha a barriga de leite, dando-lhe apenas o suficiente para ele não chorar de fome.
Do simples toque no corpo da criança a algumas massagens, tudo ajuda na ligação entre os progenitores e o bebé, ligando-o ao mundo exterior cheio de novas sensações.
Saiba como pode fazer, você mesma, uma massagem ao seu bebé utilizando a Técnica Shantala.
Conheça também os benefícios da massagem em bebés prematuros.