Puerpério, os cuidados a ter depois do parto

O período imediatamente a seguir, ao nascimento do seu filho, chama-se de Puerpério.

36434
Puerpério: cuidados a ter depois do parto
Puerpério: cuidados a ter depois do parto

O período imediatamente a seguir, ao nascimento do seu filho, chama-se de Puerpério. Será nesta altura necessário, medir a sua tensão arterial, a temperatura e os pulsos, após o nascimento do seu filho.

Deve estar sob vigilância a sua hemorragia vaginal, os seios, as pernas, o funcionamento da bexiga e dos intestinos. Os seus orgãos reprodutores deverão regressar ao estado normal, passadas quatro a seis semanas. A permanência no hospital, será de dois a três dias, mas se fez uma cesariana poderá demorar no máximo cinco dias, após o parto.

É provável que, talvez necessite de cerca de um ano, para se recompor do seu estado físico e psicológico, proporcionado pela gravidez e pelo parto.

Puerpério – cuidados depois do parto

Corrimento sanguinolento

O corrimento sanguinolento, que o útero liberta após o parto, chamado de lóquios, é muito abundante nos primeiros dias, podendo mesmo apresentar pequenos coágulos. Inicialmente vermelho, passará depois a ser castanho e cada vez mais reduzido.

Se a cor vermelha voltar a aparecer, a seguir à mamada ou após realizar uma actividade, não se assuste. Ao fim de 10 a 14 dias, os lóquios tendem a desaparecer, mas caso voltem, consulte o seu médico.

Regresso da menstruação

Se estiver a dar de mamar ao bebé, o seu período regressará após o desmame, mas se não estiver a dar de mamar, é provável que volte, passadas seis a dez semanas. A mãe pode mesmo voltar a engravidar se, ao dar-se o reaparecimento da menstruação com a ovulação, retomar a sua vida sexual sem precauções.

Vontade de urinar

A vontade de urinar, durante os primeiros dias pode ser muito frequente. Mas, é também possível que sofra de prisão de ventre. Beba muitos líquidos, e coma fruta, legumes, pão integral e cereais.

Cuidados com a episiotomia

A zona entre a vagina e o recto, pode estar muito dorida, principalmente se fez uma episiotomia. As dores durante o puerpério podem durar muito tempo, mesmo meses, e para ser aliviada poderá fazer, algumas coisas:

  • experimente tomar banhos de sal,
  • sentar-se em cima de uma bóia insuflável ou almofadas,
  • faça ginástica adequada para o pós-parto,
  • deite-se de lado quando amamenta ou aplique um saco de um gelo, de maneira a reduzir o inchaço.

Estas dores, provocadas pela contração e descontração do útero, poderão ser suaves num primeiro parto, porque nos seguintes podem ser muito dolorosas.

As hemorroidas

As hemorroidas é outra das coisas que ataca, antes e depois do parto. Aplique um saco de gelo, um spray ou uma pomada e, sentir-se-à melhor. Tenha atenção ao peito. Após o segundo até ao quarto dia, o seu peito estará mais cheio devido à subida do leite. Portanto, compre um bom soutien, ainda que este desconforto dure cerca de 36 horas.

As estrias e o cabelo

As estrias, também marcam o seu território, nas coxas, nos seios, e abdómen, mas desaparecerão passado um tempo. O seu cabelo cairá mais do que o normal, após três meses de parto. Não se preocupe, isto é apenas passageiro.

As dores nas costas

Durante ou depois da gravidez, as dores das costas são muito habituais, ainda para mais se tiver utilizado a anestesia epidural. Para que as dores não se agravem, tenha as costas apoiadas enquanto amamenta o bebé, dobre os joelhos ao levantar objectos pesados, tenha uma postura correcta ao estar de pé ou ao caminhar e, se estiver muito mal das costas, procure um fisioterapeuta.

Pratique exercício físico pós-parto

Pratique os exercícios adequados, para que não venha a expelir urina quando ri, tosse ou espirra. Alguns dos exercícios, são muito simples. Inspirar devagar, deixando o abdómen subir. Depois expire, puxando os músculos do abdómen para dentro, com força. Este é um dos vários exercícios, próprios para o pavimento pélvico, mas pode também praticar natação, ginástica normal ou aeróbica. Deve é informar o professor, que foi mãe há pouco tempo.

Não faça dieta durante o puerpério

Não comece logo a fazer uma dieta, após o parto. Continue com o mesmo tipo de alimentação equilibrada, que realizava durante a gravidez. Assim, o seu peso normal será recuperado, e será ainda mais eficazmente atingido, se fizer os exercícios de ginástica recomendados. Se amamentar o seu bebé, vai precisar de muitas mais calorias por isso, coma devidamente alimentos à base de muitas proteínas.

Relações sexuais

Quando voltar a fazer amor, sensivelmente 3 a 4 semanas depois, é normal que se sinta um pouco dorida ou seca. Use um lubrificante ou geleia. Atenção, que este período de 3 a 4 semanas, pode ser mais longo, pois o apetite sexual da mulher pode ser relativamente baixo.

Esgotamento físico e psicológico

Um esgotamento físico e psicológico, acontece à maioria das mães. São as noites mal dormidas, a ansiedade, o receio de não estar a cumprir na perfeição o seu papel de mãe, as alterações na rotina diária e, um estado irritável que a domina sem cessar.

Procure amigos e familiares, neste período do puerpério, onde a boa disposição deve reinar, vá às compras, à cabeleireira e distraia-se bastante.

Sintomas de uma depressão pós-parto

Os sintomas de uma depressão pós-parto, surgem a três, cinco dias depois do mesmo e, é habitual a vontade de chorar, a incapacidade de concentração, perda de memória, sono excessivo, perda de interesse por sexo, receio de tocar no bebé, alterações no apetite e energia excessiva.

Consulta pós-natal

Uma consulta pós-natal é recomendada, neste período do pós-parto, especialmente por volta das 6 semanas depois de já ser mãe, para verificar se o útero já recuperou e, se todas as suas componentes internas ou externas, se encontram em perfeitas condições.

A sua opinião
[Total: 23 Média: 2.3]