O quarto dos mais novos é o seu pequeno refúgio, mas, ao mesmo tempo, é também um motivo de preocupação para os pais por questões de segurança e higiene. Para manter um quarto de criança livre de ácaros e bactérias, recomenda-se que siga alguns conselhos simples, como lavar tapetes, roupa de cama, mantas ou ainda como decorar o quarto de maneira a minimizar os riscos.
Como manter um quarto de criança limpo
Como lavar tapetes facilmente? Como decorar o quarto? Descubra a resposta a estas e a outras questões que assolam muitos pais preocupados com a higiene do quarto dos seus filhos.
Decoração do quarto
A decoração do quarto da criança é muito importante na prevenção de ácaros e bactérias, bem como por questões de segurança.
- Elementos que acumulem pó facilmente, como mobiliário forrado a tecido, almofadas decorativas ou peluches, devem ser evitados ou sujeitos a uma limpeza regular.
- Escolha uma decoração simples, sem muitos recantos e com móveis versáteis que possam ser lavados facilmente. Assim previne o aparecimento de ácaros e trona-se mais simples manter o quarto higienizado.
- Opte por cortinas simples, sem trabalhados, e que possam ser lavadas na máquina. Assim, não só acumulam menos pó, como pode lavá-las com frequência facilmente.
- Outro fator importante para prevenir o aparecimento de ácaros é a exposição solar e arejamento da divisão, já que estes insetos prosperam em ambientes escuros, húmidos e pouco ventilados.
Rotina de limpeza
Os ácaros habitam nas fibras de tecidos, pelo que deve aspirar e lavar todos os tecidos do quarto com bastante frequência. A melhor maneira de prevenir o aparecimento de ácaros e bactérias é criar uma rotina de limpeza do quarto que consiga cumprir com regularidade.
- Na altura de escolher a roupa de cama, opte por peças de algodão que possam ser lavadas na máquina sem problemas, já que deve lavá-la todas as semanas. Basta ler atentamente a etiqueta e seguir as indicações.
- Como lavar tapetes pode ser mais complicado, escolha tapetes que caibam e possam ser lavados na máquina. Em alternativa, pode sempre lavá-los numa lavandaria tradicional. Deve aspirar os tapetes pelo menos duas ou três vezes por semana, para evitar a acumulação de pó, e lavá-los com regularidade, seja na máquina, à mão ou na lavandaria.
- Opte sempre por detergentes específicos ou suaves, tanto para a roupa como para a limpeza do quarto. Detergentes muito fortes podem causar reações alérgicas e irritações.
- Outra precaução que deve ter é enxaguar bem tapetes, mantas e roupa de cama depois de lavada. Os resíduos de detergente, que por vezes ficam na roupa, podem causar irritações e alergias.
A limpeza do quarto da criança deve ser uma prioridade e uma rotina em qualquer lar. Lembre-se que é muito importante dedicar-se aos tecidos, como lavar tapetes, mantas, roupa de cama ou capas de almofadas, já que é aí que os ácaros tentam fixar-se.