O jogo do gato e o rato deve ter Pplo menos seis crianças fazem uma roda de mãos dadas. Duas crianças ficam de fora da roda: uma é o rato e a outra é o gato. Das crianças da roda, uma será a porta e outra será o relógio.
Para iniciar o jogo, o gato dirige-se à porta e estabelece o seguinte diálogo com ela:
-“Truz, truz, truz
– Quem é?
– É o gato.
– O que queres?
– Quero apanhar o rato.
– O rato não está.
Foi comer queijo.
– A que horas volta?
– Não sei.
Vai perguntar ao relógio.”
Agora o gato dirige-se ao relógio e pergunta-lhe:
– “Relógio, a que horas chega o rato?
– O rato chega às … horas”.
O relógio indica a que horas chega o rato. Por exemplo, diz:” O rato chega às cinco horas”. Neste caso, as crianças da roda começam a contar em voz alta até cinco. Então levantam os braços e o rato começa a fugir, entrando e saindo da roda por baixo dos braços levantados das crianças que a constituem.
O gato, ao ouvir o número cinco, dirige-se à porta e entra na roda perseguindo o rato a fim de o apanhar. O gato só pode entrar e sair da roda pelos lugares por onde passou o rato. O jogo termina quando o gato apanha o rato ou desiste, escolhendo-se um novo gato, um rato, uma porta e um relógio.