No inicio do 2º trimestre do desenvolvimento fetal, as unhas dos dedos das mãos já estão presentes e o bebé pode fechar os dedos das mãos para dar pequeninos socos. Também pode abrir a boca, apertar os lábios e pestanejar.
O 2º trimestre do desenvolvimento fetal
4º mês do desenvolvimento fetal
O pulsar do coração do bebé já é audível ao estetoscópio do médico. O cérebro parece uma miniatura de um cérebro de adulto. As glândulas sudoríparas estão em formação nas palmas das mãos e solas dos pés; a pele torna-se mais espessa, formando-se mais camadas.
O bebé tem agora sobrancelhas e pestanas, o seu peso aumentou para 170 gramas. e mede cerca de 22 cm de comprimento. É nesta altura que muitos bebés começam a mamar no polegar.
O desenvolvimento do bebé e da mãe durante o 4º mês da gravidez
5º mês do desenvolvimento fetal
O bebé pesará cerca de 570 g e o seu comprimento, já atinge os 33 cm. Mas, o bebé é ainda muito magrinho, porque não há acumulação de gorduras. Formam-se inicialmente, as glândulas sudoríparas.
O bebé exercita os músculos das pernas e dos braços, tosse, tem soluços, tendo movimentos de atividade intensa. Reage a ruídos exteriores do útero, mas não se preocupe se ele não se mexer muito. O bebé está, sem dúvida, muito ativo.
O desenvolvimento do bebé e da mãe durante o 5º mês da gravidez
6º mês do desenvolvimento fetal
A pele do bebé é enrugada e desenvolveu uma camada protectora chamada “vernix” que permanecerá até ao nascimento.
Os olhos estão abertos e em breve serão sensíveis à luz (apesar das cores e das formas não serem distinguidas senão bastante tempo depois do nascimento).
O bebé pode agora ouvir sons. E milagre dos milagres – com as rugas completamente formadas nas palmas das mãos e nas solas dos pés, o bebé tem agora impressões digitais. Mede 35,5 cm e pesa 900 gramas.
O desenvolvimento do bebé e da mãe durante o 6º mês da gravidez
< – 1º trimestre do desenvolvimento fetal 3º trimestre do desenvolvimento fetal ->
Dra. Lurdes Silva (Sector Pré-Natal)